O aeroporto situado na cidade de Campinas-SP, esteve recentemente passando por um processo de largo crescimento, e agora, por decisão da Infraero, irá passar por grande reforma que prevê a duplicação do aeroporto. Em 2009 o aeroporto recebeu 3 milhões de passageiros, e em 2010, até o mês de setembro, já havia recebido 3,8 milhões de passageiros. A expectativa é que em 2015 receba 9 milhões e em 2025, 61 milhões. Em seu estado atual, o aeroporto tem 17,4 milhões de metros quadrados, e com a reforma, passará a tem 27 milhões de metros quadrados. Dentre as propostas, existe a construção de áreas para estacionamento de veículos e também a construção de um trem-bala, ligando o aeroporto aos outros 2 do estado e também a linha São Paulo-Rio. O setor de carga também será afetado com a reforma, que atualmente, o aeroporto recebe entre 200.000 e 250.000 toneladas por ano. Como previsão da reforma, em 2025 passará a receber 700.000 toneladas. Será feita uma desapropriação de uma área equivalente a 12,6 km². Para isso, será necessário desapropriar 3.172 lotes urbanos e 88 propriedades rurais. São bairros com ótima infra-estrutura que deixaram de existir para dar lugar ao novo aeroporto. Serão gastos R$161 milhões com indenizações aos proprietários dos terrenos. Parece que o projeto original do Aeroporto de Viracopos vai ser realizado, o que era pra ele ser o maior aeroporto do estado. Mas perdeu para Guarulhos por causa de sua maior proximidade com a capital paulista. Desde então, a maior vocação do aeroporto é o setor cargueiro. A obra irá acresentar mais uma pista de pousos e decolagens, um novo terminal de passageiros, aplicação do pátio. Será construído também um Módulo Operacional Provisório, dessa forma o aeroporto irá chegar aos 15 milhões de passageiros/ano e firmar-se como segundo maior do estado. A pista de taxiamento de Viracopos será transformada em pista de pousos e decolagens provisoriamente, para que a pista atual possa passar por reformas. Tudo indica que Viracopos se tornará, em alguns anos, o maior aeroporto do País em número de passageiros, e com 65 anos de atraso, vai assumir a vocação para a qual foi construído.
Fonte: Aero Magazine
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