Em meados de julho do ano passado (2010), a LAN e a TAM anunciaram a pretensão de se unir. Essa teria sido uma suposta resposta a união da Avianca com outras companhias aéreas, incomodando a TAM e LAN na liderança da América Latina. Em agosto, foi anunciada a união para formar a maior companhia aérea do hemisfério sul. O que assuta, porém, é que a TAM, hoje maior que a LAN, possuirá somente 20% da nova empresa, que seria denominada LATAM, enquanto os chilenos deteriam 80% da empresa. Não muito depois do anúncio da união das empresas, porém, tivemos a notícia de que a união foi congelada e o negócio só fecharia em 2011. O ano vem passando, e vimos poucas notícias sobre o assunto, apenas que a TAM teria recebido uma “ameaça” da LAN, em que os chilenos diziam que caso a antiga companhia de Rolim Amaro não desse um jeito de fechar o negócio, a LAN se uniria com a GOL. Papo furado, é claro, visto que a GOL tem outras pretensões (deixou aberta a pretensão de comprar a TAP, e agora acabou de comprar a Webjet) e a LAN não teria praticamente nenhum benefício se unindo a uma empresa que atua, praticamente, somente no Brasil. O que interessa para a LAN, além das aeronaves e o poderio da TAM, são os destinos. Quem acompanha economia e se aviva no mundo, sabe que Londres e Frankfurt são dois dos destinos mais concorridos e cobiçados pelas cias aéras. A TAM faz dois vôos diários diretamente para esse destino, um saindo de Guarulhos, e outro do Galeão. A LAN? Nenhum, apenas com vôos para Madrid, sendo operado Frankfurt pela Iberia (que é da mesma aliança da LAN) ou de outra companhia aérea da aliança.
A pergunta que fica nesta suposta fusão (que parece mais uma venda) é: o que o brasileiro ganha com isso? A resposta é: nada. O brasileiro só tem a perder com isso. A TAM, dentro do Brasil, não vai parar de operar. Pelo menos não agora. Mas e pro exterior? Com a TAM nas mãos dos chilenos, não vejo com a TAM irá crescer. É óbvio que terá preferência pela LAN, afinal, são eles quem estarão no poder. Já é previsível que a TAM perderá suas rotas para a LAN com o passar do tempo. Como disse Rolim Amaro uma vez, “a TAM será a maior cia aérea do Brasil, e quiçá do mundo!”. Bem, a primeira ele conseguiu. A segunda? Aparentemente, jamais.
Acredito que a TAM não fez um bom negócio com esta fusão.
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